Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Você já tem um perfil na maior rede social profissional do mundo? 

Por Daniela ASH Talentos

 

O LinkedIN é a maior rede social profissional do mundo. Além de ser uma ótima fonte de exposição para os usuários na busca de oportunidades no mercado de trabalho, é também um ambiente para divulgar a marca corporativa, produtos & serviços e fazer negócios. 

 

Um estudo divulgado no início de 2020 – antes da pandemia, pela eMarketer, empresa especializada em mercado de marketing digital, o LinkedIN possuía 43 milhões de usuários no Brasil e 690 milhões no mundo. E ainda segundo o estudo, 100 mil novos perfis por semana são criados no país. Em 2019, quatro milhões de empregos, entre contratações e recolocações foram concretizados via Linkedin. Muita gente certo? Não dá para ficar de fora!!! 

 

Para o candidato a rede é interessante para gerar conexões com profissionais de diversas áreas do mercado, fazer um bom networking, estar por dentro das principais informações corporativas, se apresentar com um currículo estruturado e procurar por novas oportunidades no mercado de trabalho.  

 

Sabe aquela empresa que você sempre sonhou em trabalhar? Então, você pode tentar se conectar com o gestor da área que você almeja ou até mesmo com o RH da empresa. Essa é uma forma de entender como é conduzido o processo de recrutamento & seleção da empresa e o que você precisa fazer para conquistar a vaga! 

 

Atualmente o Linkedin é uma das ferramentas de trabalho dos recrutadores para localizar candidatos com bom perfil. Se você ainda não tem uma conta, corra e faça! Quem não é visto não é lembrado! 

 

Algumas dicas para quem vai criar agora uma conta e também para quem já tem e precisa atualizar! 

 

  • Importante…lembre-se sempre que é uma rede profissional, então cuidado com os seus posts, comentários e erros de português 
  • Tenha um perfil completo e atualizado para aumentar a relevância e ter mais chances de ser encontrado na rede
  • Capriche na área resumo (esse é o local para você “vender o seu peixe”), insira as suas experiências profissionais contando resumidamente as atividades exercidas em cada uma delas e a sua formação, mas sem mentir! Normalmente os recrutadores já vão direto nesses tópicos para agilizar o processo e decidir se você se encaixa no perfil da vaga.
  • Atenção com a sua foto de perfil: use uma roupa adequada ao ambiente de trabalho ou com fundo neutro e sorria! Perfil sem foto é normalmente rejeitado pelos recrutadores. 
  • Solicite recomendações: elas ajudam a destacar seu perfil e é uma boa fonte de informação para os recrutadores 
  • Interaja no conteúdo de outras pessoas, mostre-se relevante, acessível e visível. 
  • E por último, mas não menos importante, crie conteúdo da sua área. Isso ajuda as pessoas a lembrarem que você é profissional daquela área especifica. 

 

E aí, depois de tantas dicas, você não vai ficar de fora da maior rede social profissional do mundo, certo? 

 

Um forte abraço e até a próxima! 

 

Nossos artigos