Pular para o conteúdo

Recrutamento e Seleção

Recrutamento e seleção

Saiba Como um Processo de Recrutamento e Seleção de Pessoas Pode Ajudar a sua Empresa

À medida que a tecnologia avança, as empresas devem se adaptar às mudanças que ocorrem em diversas áreas. O aumento da competitividade no mercado e a facilidade de acesso às informações são fatores que despertaram a necessidade de as empresas reavaliarem seus processos e buscarem novas estratégias para o crescimento do mercado.

As empresas têm investido cada vez mais em seu patrimônio humano: a equipe. Hoje, mais do que nunca, encontrar o talento certo para se juntar à força de trabalho é fundamental para construir uma empresa que se destaque no mercado. E aqui vem a importância do processo de recrutamento e seleção de pessoas.
Mas o que exatamente é recrutamento e seleção? Qual a diferença entre recrutar e selecionar pessoas e quais os benefícios de implementar esse processo no RH da minha empresa? Acompanhe o texto abaixo para entender a importância desse valioso processo de RH na construção de equipes corporativas!

recrutamento e seleção de pessoas

O que é Recrutamento e Seleção de Pessoas?

Recrutamento e seleção nada mais é do que um processo de recursos humanos para atrair e selecionar o profissional ideal para uma posição específica. Em outras palavras, esse processo é a chave para um recrutamento bem-sucedido!
Escolher os meios mais eficientes e agressivos para a empresa, bom uso de recursos e redução de custos. Para um novo funcionário, isso significa grandes oportunidades de satisfação e desenvolvimento no trabalho.

Recrutamento e seleção: quais as diferenças?

Embora muitas pessoas confundam os dois processos ou acreditem que são iguais, recrutamento e seleção são métodos com conceitos muito diferentes.

Recrutamento

O recrutamento de novos talentos pode ser definido como uma fase de busca. Essa parte do processo tem como principal objetivo atrair potenciais profissionais para uma vaga disponível na empresa. O recrutamento desses candidatos é feito por meio de anúncio da vaga, seja por e-mail, postagem em sites de empregos, fóruns e redes sociais.

Neste caso falando de recrutamento, podemos dizer que nesta fase existem dois tipos de processos:

Recrutamento interno: é feito com talentos dentro da empresa. O recrutamento interno é frequentemente usado para oferecer novas oportunidades para quem deseja voar mais alto dentro da empresa. Por exemplo, uma nova posição de liderança surgiu dentro da corporação. Para utilizar as competências desenvolvidas nos departamentos, os colaboradores são recrutados internamente. Esse processo costuma ser mais rápido e barato porque tudo o que é necessário já está dentro da empresa.
Recrutamento externo: O recrutamento externo é mais utilizado por empresas onde o setor de pessoal procura o especialista ideal que a empresa deseja no mercado de trabalho.

Seleção

Após a contratação, é hora de selecionar os candidatos e analisar os perfis que mais se adequam à vaga disponível para selecionar o profissional ideal para a vaga. É durante o processo seletivo que acontecem a revisão curricular, os procedimentos de seleção, os testes psicológicos, as entrevistas e as provas de conhecimentos específicos.
Recrutar e selecionar as pessoas certas é o primeiro passo para uma gestão de pessoas bem-sucedida. Mas, além de tornar o processo de contratação muito mais assertivo, a implementação de um processo de recrutamento e seleção afeta positivamente diversos aspectos da empresa e traz diversos benefícios para a organização como um todo.

Conheça as soluções para Gestão de Pessoas da ASH Talentos

Recrutamento e Seleção

Benefícios do Recrutamento e Seleção de Pessoas 

Otimização no tempo do Recursos Humanos

Com um processo de recrutamento e seleção bem organizado, com todas as informações bem definidas, a equipe de RH não precisa perder tempo respondendo telefonemas e e-mails perguntando sobre vagas. Dessa forma, o processo é otimizado e o RH terá mais tempo para realizar outras etapas do processo, como triagem de currículos, seleção e análise de candidatos.

Aumento significativo na produtividade

Contratação inteligente é sinônimo de produtividade e bons resultados no futuro. Um profissional que saiba desempenhar melhor suas funções e que seja adequado para o cargo é o primeiro passo para melhorar os índices de produção. Além disso, um novo funcionário na empresa traz novas ideias para toda a equipe.

Melhora no desempenho dos funcionários

Um recrutador que possui não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais tem um impacto positivo em toda a equipe e traz resultados positivos para a empresa. É importante escolher um candidato que realmente tenha a experiência necessária. Ele pode, assim, colaborar com os colegas, compartilhando informações e conhecimentos que irão melhorar o desempenho de todos os envolvidos.

Diminuição de faltas e desinteresses dos funcionários pela empresa

Quando um novo funcionário não se identifica com o local de trabalho, tem dificuldade em concluir tarefas ou está em um cargo que não atende às suas expectativas, o nível de desinteresse pela empresa tende a aumentar. Para evitar os prejuízos causados ​​pelos altos índices de absenteísmo, a solução é apostar em um processo seletivo preciso, que avalie desde as competências até o perfil psicológico do candidato.

Redução de turnover e nos custos de contratação

Através das melhores estratégias, é possível criar um processo de recrutamento e seleção de pessoas mais preciso que saberá selecionar os candidatos ideais para as vagas. Ao escolher os profissionais mais qualificados, há menos chance de ele desistir ou não conseguir fazer o trabalho. Dessa forma, é possível reduzir significativamente os custos com demissões repetidas.
Esses benefícios fizeram sentido para você? É importante lembrar que o ideal não é preencher vagas com os melhores candidatos, mas selecionar pessoas com talento e história que tenham valor para a empresa.

 

 

Nossos artigos